
Como responsáveis pelo 2º maior contingente do hospital e serviços que representam grande parte do consumo de água e energia das instituições de saúde, os gestores de Hotelaria Hospitalar tem exercido grande influência no combate ao desperdício.
Marcelo Boeger enfatiza, durante suas aulas, que um bom gestor de Hotelaria Hospitalar deve combinar 3 grandes qualidades: 1ª é a liderança e gestão de pessoas, a 2ª corresponde à gestão de processos e fluxos e a 3ª é que ele deve ser um bom gestor de custos.
Interessante ainda é perceber na prática o quanto essas 3 qualidades estão atreladas. Basta analisar criticamente alguns fluxos; identificar pontos de melhoria; reestruturá-los e realizar treinamentos de implantação dos novos processos combinados com conscientização, para evidenciar nos indicadores de desempenho os resultados.
É por isso que o Sr. Wagner Carvalho, diretor de negócios e relacionamentos da W-Energy, encontrou nesses gestores, grandes aliados para implantação de estratégias que podem reduzir consideravelmente o consumo de água e energia das instituições de saúde.

Acompanhe (clicando na imagem ao lado) o vídeo que explica como hospitais conseguem, com essas práticas, reduzir 40% no consumo de água.
Leia também como “Instituições de Saúde Paulistana Economizaram R$ 1 Milhão Após Implantarem Uma Gestão Sustentável de Recursos Hídricos e Elétricos”.

Ana Augusta Blumer Salotti
Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.
Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.
Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.
