
Naquele exato momento, estávamos apagando outro tipo de incêndio no hospital. Depois de “levar água” e tentar reverter os estragos provocados mais pelo barulho do que pelo incidente em si, fiquei pensando em como conseguimos, com tanta facilidade, trocar o papel de hoteleiros por bombeiros.
Quando pensamos em bombeiros, logo imaginamos aqueles heróis que aparecem correndo no meio das chamas para salvar as pessoas das piores catástrofes e acidentes existentes.
O “hoteleiro bombeiro” também passa a impressão de super ocupado, super resolutivo e super herói de todas as situações.
Na verdade, assumir essa posição com muita frequencia é extremamente prejudicial e nada heróico. Ser um hoteleiro bombeiro é um forte sinalizador de que há falta de planejamento, organização e estratégia, principalmente quando o fogo é reincidente.
Claro que não conseguimos controlar tudo que acontece e eventualmente, é normal ocorrerem alguns problemas. A implantação de mudanças importantes também levam tempo, ou seja: espaço suficiente para novas ocorrências. Mas um trabalho verdadeiramente heróico está concentrado em descobrir as causas e implementar soluções efetivas. Um trabalho sério, comprometido com resultados e com foco estratégico, consiste em mobilizar as pessoas não apenas para resolver um problema, mas para mostrar a participação de todos na atuação para prevenir que esse ou outros ocorram.
Pode ser que a exigência de soluções imediatas e visão de curto prazo valorizem o hoteleiro bombeiro. Por outro lado, os frutos de um trabalho realizado por um verdadeiro profissional permanecerão ainda que ele não esteja mais no comando.
Ana Augusta Blumer Salotti
Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.
Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.
Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.
Clique aqui e confira as publicações de Ana Augusta para Hotelaria Hospitalar.com.
